Outro dia, alguém disse que, receber a bênção é muito fácil. Mas por que tornar difícil o que Deus simplificou? Na cruz, o Senhor disse ao ladrão: “Hoje mesmo estará comigo no paraíso”. É muito simples! Ele não precisava, antes de tudo, mudar de vida, provar que estava arrependido e devolver o que roubou? Se Deus fez simples, quem é você para torná-lo mais difícil?
É fácil para o pecador ser salvo porque foi muito difícil para o Senhor levar nossos pecados, maldições e a ira de Deus na cruz. E, se é fácil ser salvo, então é fácil ser curado, é fácil ser próspero. Muitos afirmam que a salvação é de graça, mas todas as outras bênçãos têm um preço. Mas isso não é verdade. É tudo pela graça.
A maior de todas as bênçãos é a salvação. O maior milagre é transformar um filho das trevas num filho de Deus, e isso aconteceu pela graça. Então, todas as outras bênçãos, infinitamente menores, são de graça também. O que o faz pensar que a prosperidade, a cura ou qualquer outra bênção é maior do que a salvação?
O Senhor perguntou aos fariseus: “Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda?” A resposta é que ambos são fáceis para o Senhor.
O poder da redenção
No qual [em Cristo] temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça. (Gl 1.7)
Em Cristo, nós temos a redenção. Redenção significa comprar de volta. E a compra envolve um preço, o preço é o sangue de Jesus. Pela redenção, nossos pecados já foram perdoados. Nós não estamos mais tentando ser perdoados, nós já fomos.
E o perdão dos nossos pecados é segundo a riqueza da sua graça. Se algum dia você entender a extensão da graça, então você saberá o quanto foi perdoado. Mas ninguém é capaz de medir a graça de Deus.
No Salmo 107.2, está escrito: “Digam-no os remidos do SENHOR, os que ele resgatou da mão do inimigo”. Éramos de fato escravos do diabo, e Cristo veio e nos comprou de volta. Baseados nisso, muitos pensam que o Senhor pagou ao diabo para sermos livres. Mas o Senhor não pagou nada ao diabo, porque Ele não lhe deve nada. Toda a dívida era para com Deus. O homem devia a Deus perfeita obediência, mas como o homem não consegue pagar o preço, ele é entregue ao diabo. O pecado do homem dá direito ao diabo de atormentá-lo com a maldição da lei.
Todavia, Gálatas 3.13 diz que “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar”. Na cruz, o amor de Deus fez o pagamento para a justiça de Deus. A dívida da lei de Deus foi quitada na cruz. A justiça de Deus agora está do nosso lado. Não podemos mais ser condenados.
A graça foi revelada desde os tempos antigos na grande sala do conselho Divino, onde todos os atributos de Deus se reuniam para conceber uma maneira pela qual Deus pudesse ser glorificado.
A presciência, como um dos atributos de Deus, profetizou que o homem, se fosse criado com livre arbítrio, cairia tristemente. A Justiça, então, levantou-se e trovejou o seu veredicto de que, se o homem caísse, deveria ser punido. A Graça, porém, perguntou se não era possível que o homem pudesse ser salvo e a Justiça ainda sim, satisfeita. A Sabedoria Infinita respondeu à pergunta, e o próprio Filho de Deus foi a resposta.
O exemplo da redenção de Rute
Como o Senhor pagou o preço da nossa redenção? Gostaria de usar duas ilustrações do Velho Testamento para elucidar esse ponto.
No Velho Testamento, se alguém fosse pobre, havia uma lei para ajudá-lo. Essa lei é encontrada em Levítico 25.47-49. Ela dizia que, se alguém se tornasse pobre e tivesse que vender sua propriedade ou até a si mesmo como escravo, ainda haveria uma solução. Um parente próximo poderia comprar tudo de volta.
Rute é um belo exemplo de redenção. Ela era moabita e não era parte do povo de Deus. Assim, ela simboliza todos nós. A lei a desqualificava para ser parte do povo de Deus, mas a graça a qualificou. Ela era viúva sem filhos de um homem de Belém, filho de Noemi, que tinha um parente muito rico chamado Boaz. Ele é um tipo do Senhor Jesus. E Boaz redimiu Rute casando-se com ela. Por causa disso, ela entrou para a genealogia do Messias. É uma linda história de como alguém que não tinha nada recebeu uma riqueza eterna. Entrou na posse de uma herança por meio do casamento.
Uma coisa é ter um parente próximo muito rico, outra coisa é ele querer redimir. Se um parente remidor não quisesse redimir, ele deveria passar para o parente mais próximo depois dele. Isso era feito trocando o sapato.
Quando Boaz decidiu casar-se com Rute, antes ele teve de conversar com outro parente que era mais próximo do que ele e que tinha o direito de ser o remidor. A Bíblia não cita o nome dele.
Este era, outrora, o costume em Israel, quanto a resgates e permutas: o que queria confirmar qualquer negócio tirava o calçado e o dava ao seu parceiro; assim se confirmava negócio em Israel. Disse, pois, o resgatador a Boaz: Compra-a tu. E tirou o calçado. (Rt 4.7-8)
Quando aquele remidor tirou o seu sapato, ele renunciou aos seus direitos. Ele tinha o direito de se casar com Rute, mas renunciou ao seu direito. E o sinal que ele fez para renunciar ao direito foi tirar o sapato.
A lei era essa que veio antes do Senhor Jesus; tinha o direito, mas não pode nos redimir.
Em Êxodo 3, lemos sobre o dia em que o Senhor apareceu a Moisés no meio de uma sarça ardente. E qual foi a primeira coisa que Deus disse a ele? “Tira as sandálias dos pés!” O sapato simboliza direito de posse.
Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. (Êx 3.4-5)
Deus estava dizendo que Moisés não tinha o direito de estar na presença d’Ele. (Tirar os sapatos)
Mas, quando o filho pródigo volta para casa, o pai manda que lhe coloquem as sandálias nos pés, indicando que ele tinha direito de estar na casa do pai. Restaurado o acesso e direito de posse.
Nós recebemos de Cristo essas sandálias e hoje, onde pisamos com a planta do nosso pé, nós recebemos como herança. Recebemos o acesso e direito de posse por meio de Cristo.
O exemplo da redenção em Jeremias
Nos dias de Jeremias, o povo de Israel tinha se desviado de Deus, estavam adorando a Baal, queimando incenso a ídolos e provocando a ira de Deus. Por causa disso, o Senhor diz a Jeremias que a nação seria entregue a Nabucodonosor, rei de Babilônia. Eles viviam no tempo da lei e, como tinham quebrado a lei, o juízo veio sobre eles.
Deus, então, mandou que o profeta Jeremias fosse até o rei Zedequias e anunciasse o que Deus estava para fazer. Em vez de se arrepender, o rei mandou prender Jeremias.
Na prisão, Deus mandou que o profeta Jeremias comprasse um campo em Anatote. O Senhor lhe advertiu que seu primo Hananel viria lhe vender o campo. Disse, pois, Jeremias: Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Eis que Hananel, filho de teu tio Salum, virá a ti, dizendo: Compra o meu campo que está em Anatote, pois a ti, a quem pertence o direito de resgate, compete comprá-lo. (32.6-7)
Provavelmente, o primo de Jeremias tinha se empobrecido e estava vendendo para pagar as dívidas. A Palavra de Deus diz que Jeremias tinha o direito de resgate ou redenção. Jeremias é como Boaz também um tipo de Cristo.
O que quero compartilhar é como se apropriar do que já é seu.
Veio, pois, a mim, segundo a palavra do SENHOR, Hananel, filho de meu tio, ao pátio da guarda e me disse: Compra agora o meu campo que está em Anatote, na terra de Benjamim; porque teu é o direito de posse e de resgate; compra-o. Então, entendi que isto era a palavra do SENHOR. Comprei, pois, de Hananel, filho de meu tio, o campo que está em Anatote; e lhe pesei o dinheiro, dezessete siclos de prata. Assinei a escritura, fechei-a com selo, chamei testemunhas e pesei-lhe o dinheiro numa balança. Tomei a escritura da compra, tanto a selada, segundo mandam a lei e os estatutos, como a cópia aberta. (Jr 32.8-11)
A Escritura foi feita num pergaminho. Esse pergaminho era escrito por dentro e por fora. Por dentro, eram colocados todos os dados sobre o que foi comprado, e, do lado de fora, ficavam escritos os dados do comprador. Depois disso, ele era fechado com selos. Tudo isso é importante para você compreender o que está escrito em Apocalipse 5. Houve um dia em que o Senhor Jesus pegou o pergaminho selado da mão de Deus e pagou o preço da nossa redenção com o seu próprio sangue.
dei-a a Baruque, filho de Nerias, filho de Maaséias, na presença de Hananel, filho de meu tio, e perante as testemunhas, que assinaram a escritura da compra, e na presença de todos os judeus que se assentavam no pátio da guarda. Perante eles dei ordem a Baruque, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Toma esta escritura, esta escritura da compra, tanto a selada como a aberta, e mete-as num vaso de barro, para que se possam conservar por muitos dias; porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ainda se comprarão casas, campos e vinhas nesta terra. (Jr 32.12-15)
Essa história da compra do campo não está escrita por acaso. Não podemos compreender Apocalipse 5 sem compreender essa passagem do livro de Jeremias. Podemos afirmar que o livro que estava na mão de Deus é uma escritura por causa da descrição de Jeremias. Quando o Senhor pegou o livro, ele estava nos comprando de volta para Deus.
Jeremias tinha o poder e o direito de comprar, então ele aponta para o Senhor Jesus. Jeremias comprou o campo em Anatote. A palavra Anatote significa “oração respondida”. O Senhor comprou de volta para nós o acesso às orações respondidas. A redenção é a base das orações respondidas. Houve um tempo em que o céu era de bronze sobre você, mas agora o Senhor comprou o campo da oração respondida.
Nesses próximos dias, nós vamos jejuar e orar, você será Movido pelo Espírito e verá suas orações serem respondidas. Você vai acessar o que já é seu. O fluir do Espírito, o poder de Deus, as repostas que você precisa.
O parente de Jeremias se chamava Hananel. O nome Hananel significa “o lugar da graça”. Ele era filho de Salum, que significa “pagamento e recompensa”. Salum é a raiz da palavra Shalom, que significa “paz”. A raiz da paz é o pagamento que foi feito por nós. O lugar da graça agora nos pertence porque o pagamento foi feito.
Jeremias (Jesus) comprou do lugar da graça (Hananel) o acesso às orações respondidas ( campo de Anatote) por meio do pagamento que foi feito, que também é a raiz da nossa paz. (Salum)
Hananel é o filho de Salum, ou seja, o lugar da graça é resultado do pagamento.
Por que há necessidade de redenção (pagamento)? Porque o lugar da oração respondida é somente para o justo. Nós não éramos justos, então Cristo veio, cumpriu a lei por nós e compartilhou conosco a sua justiça. Hoje somos justos e por isso podemos ter nossa oração respondida. O justo é o abençoado.
No verso 10, lemos que foi feita uma escritura fechada com selos. Essa escritura foi dada a Baruque. O nome Baruque significa “abençoado”. A escritura da redenção foi dada ao “abençoado”.
Esta é a evidência de que a escritura foi paga em nossa vida, nós somos abençoados com toda sorte de bênção espiritual em Cristo Jesus. “Jeremias nos entregou a escritura”, que é evidenciada porque somos abençoados.
Nós somos irreversivelmente abençoados. É porque fomos abençoados que podemos ser uma bênção. Nós somos testemunhas não apenas pelo que falamos, mas porque somos abençoados, temos favor. Quando mostramos uma vida abençoada, estamos testemunhando do Senhor e mostrando a evidência da redenção. Padrões de comportamentos e morais o mundo também tem; não é isso que nos faz diferenciados. O que nos diferencia é a benção, o favor, somos abençoados pelo preço que foi pago.
Baruque, o abençoado, é filho de Nerias. O nome Nerias significa “a lâmpada de Jeovah”. Ser abençoado não é resultado de fazer mais, mas é resultado de revelação, da lâmpada do Senhor, que dá luz e entendimento da redenção. Quanto mais revelação temos de Cristo, mais abençoados somos. Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. (2 Pe 1.2)
Nos próximos dias, você vai jejuar e orar para que maior seja a sua revelação. Maiores sejam as suas experiências com o Espírito; que Ele possa mover livremente em sua vida. Você verá suas orações respondidas e o testificar da benção aos olhos de todos.
Existem alguns filhos que são mais abençoados do que outros. Eu creio que aquele que é mais abençoado é o que tem maior revelação de Cristo. Ele não é melhor, mas tem mais luz. Baruque era filho de Nerias, que era filho de Maaséias. O nome Maaséias significa “obra do Senhor”. Então, veja, a obra do Senhor gerou a luz de Jeovah, que produziu o abençoado.
Não somos abençoados por causa de alguma obra que fazemos, mas somos abençoados como resultado da revelação da obra de Deus por meio da redenção.
Por fim, a escritura deveria ser colocada num vaso de barro. 2 Coríntios 4.7 diz que nós somos esse vaso de barro. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. (2 Co 4.7)
Nós temos esse tesouro da redenção guardado em nós, vasos de barro. O Espírito Santo testemunha dentro de nós a verdade da nossa herança pela redenção. Nós temos a escritura!!! O pagamento foi feito pelo nosso “Jeremias” para que tenhamos nossas orações respondidas.
Que o Espírito Santo lhe conceda espírito de revelação para entender que, pela redenção, tudo nos foi restituído.
Quem me dera fossem agora escritas as minhas palavras! Quem me dera fossem gravadas em livro! Que, com pena de ferro e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha! Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. (Jó 19.23-25)
Jó disse que desejava todas as bênçãos que estão gravadas no livro, para sempre esculpidas na rocha. Mas quem pode abrir o livro?
O nosso Redentor vive e Ele já se levantou para pagar pelas orações respondidas no lugar da graça. Hoje somos o abençoado que guarda esse tesouro em vasos de barro.
É CHEGADO UM TEMPO DE ORAÇÕES RESPONDIDAS EM SUA VIDA. O PR DONALD DISSE NA SEMANA PASSADA QUE É TEMPO DE CONTAR NOVOS TESTEMUNHOS. EU TENHO DITO DESDE O INÍCIO DESSE ANO QUE CHEGOU A HORA DA MENSAGEM SE TORNAR UMA EXPERIÊNCIA PARA VOCÊ.
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