Acumulando Tesouros nos Céus – Parte II | Pr. Helber Morais 15/12/2024

Lucas 12:22-34

“A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves! Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino. Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso

tesouro, aí estará também o vosso coração.”

Introdução

Quando a nossa escala de valores muda e passamos a valorizar o que Deus valoriza que são almas, começamos a acumular tesouros nos céus.

Em outras palavras Jesus disse isso quando deu a direção clara de buscarmos em primeiro lugar o reino de Deus e as outras coisas seriam acrescentadas.

Buscar o reino de Deus é se tornar um com o Senhor nos princípios, valores e propósitos. Quando fazemos isso, o tesouro vai aumentando nos céus. Mas Ele disse mais: e as outras coisas serão acrescentadas.

Essa palavra acrescentada é muito importante para mim e para você. Significa que já existe algo, mas Deus acrescenta mais ainda. O existir algo é o tesouro. O acrescentado são os rendimentos do rendimento do tesouro.

O que seria e onde Jesus disse que seriam acrescentados? São coisas que eu e você precisamos aqui nessa terra. Você precisa de comida? Será acrescentado. Você precisa de roupa? Será acrescentado. Você precisa de dinheiro? Será acrescentado. Isso tudo na medida que você tem necessidade aqui nessa terra. É assim que funciona a economia divina. Você aplica lá e recebe aqui.

Irmãs gêmeas

Essas duas faces da mesma moeda, tesouro e coração, está em tudo o que fazemos. O que você considera tesouro? Família? Então todo o seu tempo e seus recursos serão dedicados à família.

Lazer? Então todo o seu tempo disponível e seus recursos serão dedicados ao lazer. Trabalho? Então todo o seu tempo e recursos serão dedicados ao trabalho. Dinheiro? Então todo o seu tempo será dedicado a ganhar dinheiro. Tudo isso simplesmente porque seu coração acompanha onde está o seu tesouro.

Na final mundial de clubes de futebol, no Japão, disputado pelo Corinthians, muitos venderam casas, pediram demissão do seu trabalho para poderem estar presentes na partida. O tesouro é o time de futebol e o coração está onde está o seu tesouro.

Quantas pessoas desprezam completamente a sua família, porque o seu tesouro é dinheiro e usam todo o seu tempo para ganhar dinheiro? E quando a família reclama da falta da presença dele, ele responde que dá todo dinheiro que a família precisa, então por que ela está reclamando? Como o tesouro dele é dinheiro e ele está dando dinheiro para a família, ele pensa que todos estão satisfeitos.

O problema é que nem todos da família têm, em dinheiro, o seu tesouro, por isso reclamam.

Como já disse antes, Jesus, sabedor que tesouro e coração são as duas faces da mesma moeda, diz que devemos ajustar em nossas cabeças o conceito do que realmente é o verdadeiro tesouro. Ele insiste para que renovemos as nossas mentes para ver como Deus vê, pois qualquer coisa diferente do que Deus vê é pura fantasia.

Renovando as nossas mentes

No texto bíblico acima, Jesus diz algo poderoso para mim e para você. Ele afirma que agradou a Deus dar-nos o Seu reino e que por isso não devemos temer. O reino de Deus jamais pode ser comprado por mim ou por você. Jamais alguém pode fazer parte do reino de Deus por escolha própria. O reino de Deus é dado de graça para nós porque Ele quis fazê-Lo.

Talvez alguém ouvindo isso pode pensar que, porque é dado de graça pode ser desprezado ou não dar muita importância a ele. Muitíssimo pelo contrário. Por ser impossível de ser adquirido, Deus nos dá de graça. Então, por esse motivo, devemos ainda mais valorizá-lo.

Mas porque Jesus disse para não temer e logo em seguida diz que Deus nos deu o Seu reino? Porque nesse mundo, quase sempre, não fazemos parte das engrenagens que nos deixam ricos. Muitos, justamente por não fazerem parte dos ricos desse mundo, temem que passarão necessidades nessa terra. É por isso que Jesus disse para não temer, afinal, temos o reino de Deus à nossa disposição. Isso significa que teremos toda a provisão para o propósito divino nessa terra.

O pior dos mundos é não fazermos parte dos ricos deste mundo e também não vivermos desfrutando do reino de Deus no aqui e no agora. É justamente nesse contexto que Jesus diz o que foi dito acima.

Deixa-me falar com as minhas palavras o que Jesus disse: já que você não faz mais parte desse mundo, então deixa de viver como um cidadão desse mundo e invista tudo o que puder no reino de Deus, porque você, certamente, sairá no ganho de forma inexplicável, assustadora e poderosa. Tudo isso simplesmente porque agora, você é reino de Deus!!!

Desfrutando do reino aqui

Como isso é um processo de aprendizado, Ele nos mostra os benefícios de viver como Deus vive. Esses benefícios servem como incentivo para virarmos a chave da mudança de vida para o reino de Deus. Um deles é que vivendo como Deus vive, Ele nos dá o que precisamos nessa terra. Tanto para sobreviver, quanto para desfrutar e ainda para ajudar outros.

Então temos duas opções:

A primeira é você escolher trabalhar na força do seu braço e cuidar da sua própria vida e dos seus próprios interesses como qualquer cidadão desse mundo faz.

A segunda é acumular tesouros nos céus, o lugar mais seguro, e receber os rendimentos aqui nessa terra. Jesus está dizendo que isso é mais inteligente, mais seguro e te fará um bem enorme eternidade a fora. O que você escolhe?

Quando você escolhe a primeira opção, as consequências é você não ter tempo para se envolver na obra de Deus, afinal, o seu tesouro e coração não estão nele. Sendo assim, tudo para o reino de Deus é muito complicado, difícil, e perda de tempo.

Quando você escolhe a segunda opção, o seu tempo e recursos serão destinados ao reino de Deus. Você lidera, você coloca a sua família, seu dinheiro e seu tempo no reino de Deus, pois ele passou a ser o seu tesouro e consequentemente o seu coração está ali também.

Normalmente, quando se pergunta para qualquer filho de Deus se ele tem o coração no reino de Deus, ele diz que sim. No entanto, nem sempre isso corresponde à verdade. Mas os sinais colocados acima irão, com toda certeza, definir onde está o seu coração.

Ontem batizamos milhares de pessoas no estado de São Paulo. Isso significa que somente os que tem o mesmo conceito de tesouro que Deus tem, participaram desse batismo. Pode ser que ainda que alguém tenha essa clareza do que é tesouro, não tenha batizado alguém, mas com certeza ela participou dando testemunhos e convidando as pessoas a sua volta que ainda não conhecem o

Senhor para participar do batismo. Muitos, infelizmente, ainda não tiveram a experiência de batizar uma pessoa. Justamente porque ainda não entenderam o que é tesouro e por isso tem outras prioridades.

A alegria

Quando o seu coração está no reino de Deus porque ali também está o seu tesouro, acontece algo infinitamente abençoador na sua vida em todos os sentidos que é sentir alegria.

Alegria é fundamental para tudo em nossas vidas e o reino de Deus é alegria no Espírito Santo. Quando fazemos as coisas com alegria, nos renovamos e jamais nos cansamos.

Quem tem alegria não precisa que alguém o encoraje para fazer e permanecer fazendo o que está fazendo. Ele tem motivação própria e fôlego para ir até o fim e recomeçar tantas vezes quantas forem necessárias.

Alegria é o maior fortificante vitamínico para o nosso corpo e alma. A alegria é o selo que estamos em completa harmonia com o reino de Deus, afinal, temos um Deus, o dono do reino, feliz. Tudo na sua vida que te faz bem, o faz porque você faz com alegria.

Do outro lado da margem da alegria, existe a tristeza. Essa sim nos faz um mal terrível. Ela é o contraponto da alegria.

Quando alguém não renovou a sua mente com os valores do reino de Deus e não acumula tesouro nos céus, o seu coração não está no reino e tudo que diz respeito ao reino é enfado, cansaço e não muito interessante. Por isso, vemos muitos filhos de Deus cansados com a igreja do Senhor Jesus.

Ainda não estão juntando tesouro nos céus e por isso, a igreja está atrapalhando ele ajuntar tesouro na terra.

Por ele fazer e se envolver no reino de Deus com tristeza, não consegue acumular tesouro nos céus e por isso os rendimentos não são desfrutados nessa terra. Quando isso acontece ele começa a criticar e desacreditar na palavra de Deus, pois ela não acontece na vida dele.

Nada no reino de Deus é aceito como depósito nos céus sem alegria, pois Deus não enviou Seu filho para morrer em nosso lugar com tristeza. Jesus não morreu na cruz do calvário em tristeza, muito pelo contrário, Ele recebeu o propósito da cruz com alegria.

Hebreus 12:2 Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

O Espírito Santo não está dentro de nós em tristeza, mas com alegria Ele nos sela para a eternidade.

Se tudo o que foi feito pela Trindade em benefício meu e seu foi feito com alegria, então, alegria é a senha da prosperidade e desfrute no reino de Deus. Mas não haverá alegria quando o nosso coração não está presente, e o nosso coração não estará presente se o nosso tesouro não está depositado e acumulado no reino de Deus.

Onde está o seu tesouro, ali estará o seu coração e onde está o seu coração a alegria será sua maior companheira. E onde tem alegria, há saúde e prosperidade!!!

Conclusão

Até agora compreendemos que é uma direção divina acumularmos riquezas. No entanto, riquezas que Deus considera riquezas e não o cascalho desse mundo chamado dinheiro. Acumular coisas que verdadeiramente tem valor eterno.

Também estamos convictos que onde está o nosso tesouro estará também o nosso coração. Essas duas faces da mesma moeda estão manifestadas em todas as áreas de nossas vidas. Se quisermos saber qual o nosso tesouro, basta ver onde está o nosso coração. E onde está o nosso coração, haverá muita alegria que é o fortificante da nossa alma.

Mas o que tudo isso tem a ver com a nossa prosperidade financeira aqui nessa terra? Falaremos na próxima palavra.

Assista essa e outras ministrações atravéz do nosso Canal do Youtube.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *