Acumulando Tesouros nos Céus – Pr. Fernando Almeida 08/12/2024

Mateus 6:19-21

Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Você sabe que Deus está muito mais envolvido e interessado na sua prosperidade financeira do que você mesmo. Ele quer e preparou tudo para que vê prospere e desfrute do melhor dessa terra. No entanto, ele quer saber se você quer ser próspero e, caso queira, tem disposição de ouvi-Lo para que você seja tão próspero quanto Ele é. Isso está escrito em Isaías 1:19. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.

Estamos chegando no final do ano e esse é um momento oportuno para se falar em prosperidade financeira. Pois muitos se envolvem no espírito mundano natalino e acabam tendo atitudes, que depois que passa o ano novo, desfrutam de consequências ruins.

Uma delas é que muitos se atolam em dívidas comprando presentes, pagando jantares e fazendo viagens completamente fora do seu chamado eterno.

Isso seria completamente evitado se tivessem ouvido o Senhor na questão financeira em suas vidas. São filhos que fazem parte do reino de Deus, mas vivem como se fizesse parte desse mundo.

Por isso vamos ensinar para que você tome decisões acertadas nesse final de ano. Serão três ministrações sobre essa questão.

Vamos entender o que Deus fala sobre esse assunto tão necessário para mim e para você enquanto estamos aqui nessa terra.

Acumulando riquezas

Vamos começar abordando uma questão muito séria no reino de Deus. Será que acumular coisas tem a ver com a nossa poderosa, doce e nova vida dada por Deus?

Muitos ensinam exatamente o contrário disso. “Não ter nada”, dizem, se adequa mais com o evangelho da graça de Deus. Mas será mesmo? Vamos ver o que a palavra de Deus diz sobre isso.

O contexto dos dois textos que vamos ler abaixo foi consequência de um pedido de uma pessoa para Jesus. Qual foi o pedido? Ele queria que Jesus determinasse que o irmão repartisse com ele a herança.

Jesus estava ensinando sobre o reino dos céus e como vivê-lo em toda a sua intensidade e no meio disso, esse homem faz esse pedido inusitado.

Jesus respondeu ao homem e nos ensinou muito sobre prosperidade e riquezas a partir desse pedido. Glória a Deus pelo pedido.

O interessante é que quase tudo o que as pessoas pediam, Jesus realizava, mas esse pedido Jesus disse que não faria. É importante saber e entender por que isso não aconteceu.

Lucas 12:13-21

“Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.”

Lucas 12:22-34

“A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves! Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino. Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”

Quando lemos esses dois textos, muitas coisas a esse respeito saltam aos olhos, vamos ver aquelas mais importante para o assunto que vamos discorrer. Selecionei quatro coisas em relação ao primeiro texto, vamos vê-las.

Primeiro – Coloque a eternidade na ordem do dia da sua vida. O rico não vivia com os olhos na eternidade, mas tão somente no tempo presente achando que esse era o seu final. Fica evidente que em relação a eternidade, ninguém sabe a hora que a mudança para lá vai acontecer. Mas uma coisa é certa, todos mudarão para lá algum dia e será de forma inesperada.

Segundo – Eu e você podemos viver para um propósito pessoal ou para um propósito divino. Quando partirmos o que será checado lá não é o nosso propósito pessoal, mas o propósito divino.

Terceiro – Ser rico é uma necessidade para a eternidade. Jesus deixa claro, como o sol do meio-dia, que partir pobre, vai ser um problema para a nossa eternidade. Ele afirma expressamente que chegar pobre no reino de Deus é uma questão de falta de razão, de inteligência e viver sem sentido (significado da palavra louco).

Quarto – Há uma diferença enorme entre a definição de riquezas nessa terra e a definição de riquezas no reino de Deus. Essa definição é importantíssima porque para ser rico, é necessário acumular. Ninguém fica rico desperdiçando o que tem, mas isso acontece quando se acumula o que recebe. Se não sei o que é riqueza, poderá acontecer de jogar fora o que é ouro no reino de Deus e ficar com o que é ouro no mundo.

Com certeza, vivendo assim, jamais serei rico para com Deus.

Se você pega uma criança e pergunta para ela o que ela quer acumular, ela te responderá de pronto que são brinquedos e pirulitos. Duvido muito que você responderia isso. Será porque, você e uma criança, responderia de forma tão diferente? Justamente porque ela é uma criança e você é um adulto. Seus conceitos, atitudes e sabedoria são completamente diferentes. Por isso ela é chamada de criança e não de adulto.

Quando você vê um adulto com conceitos e atitudes de criança, o que você fala para ele? Com certeza você falaria: deixa de ser criança. Em nome de Jesus Cristo não seja uma criança no tocante aos valores do reino de Deus. Isso não faria bem para você!!!

Depois de entendermos essas quatro coisas, precisamos entender o que é riqueza no reino de Deus.

Assim que o Senhor deixou claro para todos que precisamos partir para a eternidade ricos, ele ensina mais coisas aos seus próprios discípulos. Vamos aprender e caminhar na direção de sermos adultos espirituais. Isso está explicado no segundo texto. Esse segundo texto é somente para os discípulos, espero que seja o seu caso.

Primeiro – Depois do ensino a advertência. Jesus sempre ensina e adverte para praticar o que Ele ensinou, sob pena de perder a oportunidade de crescer e estabelecer a transformação em nossas vidas a partir do ensino Dele.

Segundo – Conceitos diferentes no reino. No reino de Deus, a vida é mais importante que comida e o corpo mais importante que as roupas. No reino de Deus comemos para viver e não vivemos para comer. O corpo não é para mostrar as roupas, mas para cobri-lo.

Quando você percebe que comer é a razão da vida de alguns, percebe-se que eles no tocante ao reino de Deus são ainda crianças. Quando você vê pessoas se avaliando e avaliando outros pelas roupas que vestem, fica claro que para esses, ser adulto no reino de Deus ainda tem um longo caminho pela frente. Quem disse isso foi Jesus Cristo.

Terceiro – Não fique ansioso pelas coisas de crianças. O tempo é curto e devemos investir naquilo que tem futuro aqui e na eternidade.

Quarto – Deus sabe do que você precisa para viver nessa terra. Então descanse no cuidado e proteção divina. Ele jamais vai te deixar na mão!!!

Quinto – O reino de Deus verdadeiramente é poderoso. Jesus diz que aumentar o tempo de existência aqui nessa terra é algo mínimo no reino de Deus. Quando ouço isso eu fico pensando o quanto de poder há no reino de Deus. Tudo o que o homem faz é para aumentar seu tempo de vida nessa terra. Gastam-se trilhões de dólares nessa direção e o máximo que ele vai conseguir é ficar dentro do limite que Deus colocou que é de cento e vinte anos. Pois no reino de Deus aumentar o seu tempo de vida é chamado de coisa mínima.

Sexto – Quem não é filho de Deus, por não ter eternidade, está preocupado com brinquedos e pirulitos. Mas eu e você que somos eternos, não deveríamos entrar nessa “neura” mundana. Isso não combina com a nossa nova vida.

Sétimo – Deus já colocou em nossas mãos um tesouro incalculável, que é o reino Dele. Isso não é uma promessa, mas já é uma realidade. Então não desperdice tempo tentando acumular o cascalho mundano, mas cuide do ouro refinado dado por Deus.

Oitavo – A ordem é acumular. Jesus adverte aos Seus discípulos que devem acumular tesouro, pois onde estiver o seu tesouro estará também o seu coração. Como a obra de Deus é sempre feita com o coração, acumular tesouro passa a ser importantíssimo para que a obra de Deus em nossas vidas não pare nunca.

Depois dessas advertências de Jesus, então, eu te proponho: vamos acumular tesouros!!!

Ajustando valores

Mas o que é tesouro aos olhos divino? Para isso vamos ler mais alguns textos.

Mateus 16:26

“Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?”

Sem sombra de dúvidas esse texto define que uma alma vale mais que o mundo inteiro. Ainda que fosse possível um ser humano tomar posse do mundo inteiro, isso seria menos importante, teria menos valor que a sua própria alma. Por favor, abrace essa verdade. Não diga que já sabe, veja se suas atitudes são coerentes com essa verdade. Se são, então você já sabe, se não …. Pense melhor.

Você sabe que quando conquistamos algo de muito valor para nós, fazemos festa por isso e deixamos claro a nossa alegria para todos que nos rodeiam. Pois é, a palavra de Deus diz que há júbilo nos céus quando alguém passa a fazer parte do reino de Deus. Lucas15:10.

Uma única vida tem o poder de colocar os céus em festa. Isso tem que afetar as nossas vidas aqui, senão estaremos em desarmonia com os céus. Afinal, todos os dias falamos que fazemos parte dele e o representamos nessa terra, então precisamos estar completamente afinados.

Na verdade, o valor de uma alma está estampado na obra do calvário. Jesus morreu por almas e não por coisas. Dar a própria vida em função de algo define, sem sombra de dúvidas, o valor desse algo. Então, alma é riqueza nos céus!!!

Eu e você temos valor incalculável para o Senhor nosso Deus. Como filhos Dele não podemos ter outra escala de valor diferente do Senhor, afinal vamos passar a eternidade juntos. Mas, a questão é que, verdadeiramente se não conseguimos valorizar aquilo que Deus valoriza, então isso significa que estamos olhando da forma errada. Não estamos enxergando o que o Senhor enxerga e isso pode comprometer em muito a minha e a sua vida eterna.

Quando nós, como igreja, marcamos um batismo, o fazemos porque isso tem infinito valor para Deus. Estamos acumulando um tesouro nos céus como Jesus disse. Estamos investindo onde o retorno é garantido. E caso esse valor aumenta, o nosso coração estará cada dia mais fincado no reino de Deus como Jesus expôs no texto acima.

Os dividendos do tesouro

Em qualquer investimento nesse mundo, todos os fazem porque estão querendo duas coisas, quais sejam: primeiro, garantir que o dinheiro aplicado permaneça. Segundo ter um retorno do dinheiro aplicado, os dividendos. Ninguém quer perder o que aplicou e ainda quer ter frutos da aplicação.

Jesus advertiu os Seus discípulos justamente para isso. Ele disse que, aplicar no banco central do reino de Deus, além de garantir não perder o que se colocou ali, tem ainda os dividendos desse tesouro.

Tendo em vista o entendimento de que o único tesouro que os céus aceita como deposito são almas, agora precisamos entender quais são os dividendos que esse tesouro proporciona.

O tesouro está guardado para nós para quando mudarmos para lá. No entanto, os dividendos nós desfrutamos dele aqui nessa terra enquanto estamos aqui. Quais dividendos o tesouro de almas lá, proporciona aqui? Prosperidade.

Quando falo de prosperidade, estou me referindo a qualquer tipo de prosperidade, seja ela saúde, casamento, vida sentimental, vida profissional, liderança e financeira.

Nesses dias quero focar na prosperidade financeira.

Assista essa e outras ministrações atravéz do nosso Canal do Youtube.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *