Culto de Domingo 20/10/2024 – Pr. Miguel Neto

Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. (At 2.41-42)

Observe que aquelas pessoas perseveravam em quatro coisas: em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações. Eu chamo essas coisas de os quatro pilares da igreja.

Eles receberam revelação de que não deveriam negligenciar esses quatro pilares porque são eles que tornam a igreja grande, forte e a mantêm fluindo na vontade e nos propósitos de Deus.

Se você olhar atentamente para a igreja hoje, perceberá que apenas um ou dois desses três aspectos são enfatizados, mas um ou até dois estão sempre faltando. Devemos voltar a esses quatro pilares da igreja, que também podem ser aplicados à nossa vida pessoal.

O EFEITO DOS PILARES

O resultado desses quatro pilares na igreja primitiva é encontrado no versículo seguinte:

Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. (At 2.43)

Acredito que, se continuarmos perseverando nesses quatro pilares, novamente maravilhas e sinais serão feitos em nome de Jesus!

Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração. (At 2.46)

Os discípulos se reuniam e partiam o pão nas casas todos os dias. Muitos hoje querem participar somente do culto on-line, mas Deus espera que o seu povo se reúna fisicamente para partir o pão juntos.

Eles partiam “o pão de casa em casa” e, quando se reuniam no primeiro dia da semana, era sobretudo para partir o pão.

No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. (At 20.7)

Creio que o partir do pão seja a principal forma de adoração ao Senhor, porque a Santa Ceia é algo muito querido ao coração de Deus, pois o faz lembrar do seu Filho amado.

Jesus disse em Lucas 22.19: “[…] fazei isto em memória de mim”. Por falta disso, a igreja tem sofrido.

Atos 2 continua dizendo:

Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos. (At 2.47)

Assim era a igreja primitiva. Apenas por perseverar no ensino dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações, o Senhor estava acrescentando pessoas à igreja todos os dias. Esses quatro pilares são a chave para experimentarmos a sabedoria e o favor de Deus em nossa vida diária e na vida da igreja.

O primeiro pilar é a doutrina dos apóstolos, estamos nos referindo à Palavra de Deus. A Palavra de Deus que ensina sobre Jesus e a obra consumada, este é o ensino dos apóstolos, não o ensino mosaico tirado dos livros de Êxodo e Levítico, não os ensinamentos dos patriarcas. Podemos aprender a palavra que Deus falou naquele tempo a eles, mas aqui é o ensinamento apostólico que se baseia na cruz, na obra realizada por Jesus Cristo. Este é o ensinamento dos apóstolos.

Depois, temos a comunhão dos irmãos.

O terceiro pilar é o partir do pão.

O quarto pilar é a oração. Trata-se de oração, intercessão, louvor e adoração.

OS QUATRO PILARES E OS QUATRO CAVALEIROS

Todavia, enquanto edificamos, somos alvos de ataques malignos. Podemos ilustrar esses ataques com os quatro cavaleiros do Apocalipse. Em Apocalipse 6, temos os quatro cavaleiros, que são espíritos malignos atuando por toda a terra, mas eles atacam principalmente a igreja, a casa de Deus.

 Esses cavaleiros têm atacado a casa de Deus no decorrer da história. Ela é o maior alvo de ataques desses espíritos.

Os ataques dos quatro cavaleiros (figura dos ataques do inimigo em diferentes áreas da nossa vida) vêm de quatro lados, de quatro direções.

Se você olhar atentamente para os quatro pilares e correlacionar com os quatro cavaleiros, você verá as provisões que Deus colocou ao seu redor.

As soluções de Deus para conter os ataques do inimigo em nossa vida são encontradas nos quatro pilares da igreja.

PILAR NÚMERO 1: ENSINAMENTOS CENTRADOS EM CRISTO TRAZEM AS BÊNÇÃOS DA NOVA ALIANÇA

 O que ataca a igreja daí é o espírito de engano com a falsa doutrina, que é o cavaleiro branco.

É importante que ouçamos a pregação e o ensino sobre Jesus e sua obra consumada. Qualquer outra coisa é “anticristo”. Qualquer outro ensino que desvalorize Jesus e sua posição ou negue a obra realizada por Jesus, dizendo que você pode obter bênçãos sem a cruz, é ensino anticristão, é uma falsa doutrina representada por esse cavaleiro no cavalo branco.

PILAR NÚMERO 2: A COMUNHÃO NA IGREJA LOCAL TRAZ VIDA  E SUPRIMENTO

O cavaleiro que vem do Sul é o cavaleiro amarelo, que representa a morte por meio da fome, da doença e da guerra (Ap 6.8). Todos os cavaleiros são principados das trevas.

Eu quero mostrar como, na igreja de Jesus Cristo, esses quatro pilares neutralizam esses espíritos malignos.  

Observe que o que neutraliza a morte (o espírito maligno atacando a igreja do Sul) é a comunhão no corpo de Cristo.

Hoje, a comunhão tem sido muito atacada. Cada vez mais, pessoas se levantam contra a igreja para dizer que podem ser cristãos sozinhos. Mas isso é um sinal de ataque maligno.

Você certamente já ouviu sobre a história do endemoninhado gadareno. A Bíblia diz, em Marcos 5.5:

Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras. (Mc 5.5)

Esse homem não tinha comunhão. Veja, o diabo nunca quer que você tenha comunhão, ele tentará tirar você da comunhão. O endemoninhado de Gadara estava tão possuído que vivia entre os sepulcros, vivia nas montanhas isolado.

Essas coisas vão acontecer nestes últimos dias. As pessoas vão começar a se distanciar cada vez mais, não por causa de alguma pandemia. Elas vão se afastar porque experimentaram a vida sozinhas, por conta própria, e não percebem que estão sofrendo mentalmente. Querem se isolar ou se tornam muito críticas, cansadas ou desapontadas com os fracassos da igreja. Tornam-se negativas, dizendo que todas as igrejas são ruins.

Alguns têm a ilusão de que é melhor ficar no escuro do quarto, sozinhos na frente do computador, isolando-se de qualquer interação social, exatamente como o possesso gadareno. Ele é o homem mais endemoninhado de toda a Bíblia.

Observe a atividade demoníaca em sua vida fazendo com que ele se torne antissocial, fazendo com que se machuque, gritando dia e noite.

Sempre que você tem uma revelação, sabe o que o Senhor faz? Ele coloca você de forma prática na vida da igreja. Ele o coloca no lugar onde você brilha no seu melhor.

Deixe sua luz brilhar na igreja: use seus dons, sua unção e suas revelações para servir o povo na casa de Deus.

A LUZ DEBAIXO DO ALQUEIRE

Em nenhum outro lugar, você pode brilhar senão na igreja. Na verdade, foi isso o que Jesus disse em Marcos 4:

Também lhes disse: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador? (Mc 4.20,21)

Você sabe o que é alqueire? O alqueire naqueles tempos falava de comércio, negócios e finanças, porque era assim que os camponeses da época ganhavam o seu salário, era assim a sua atividade comercial: vendiam o grão, a cevada, as uvas e mediam com o alqueire as quantidades desses produtos. Havia cestas ou recipientes de vários tamanhos, e essas cestas eram chamadas de alqueires, daí a ideia do comércio.

O que é alqueire? Significa estar muito envolvido em querer ganhar dinheiro, muito obcecado. Ganhar dinheiro é nossa responsabilidade, mas é um meio para um fim. Lembre-se: não seja obcecado por dinheiro. Cuidado com a ideia de ganhar dinheiro rápido. A Bíblia fala do avarento e diz que quem quer ficar rico rapidamente tem olho mau ou inveja.

LUZ DEBAIXO DA CAMA

Então, Jesus disse em Marcos 4.21:

Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador? (Mc 4.21)

Em outras palavras, o Senhor diz: “Uma vez que eu o ilumine e lhe dê uma revelação, não vou mantê-lo escondido debaixo da cama”.

A cama pode falar de preguiça ou pecados sexuais. Entregar-se a essas coisas impedirá que sua luz brilhe, destruirá sua luz, assim como quando Davi matou o marido de Bate-Seba, Urias. O nome Urias significa “luz de Deus” (“ur” é “luz”; “ia” refere-se a Deus). Foi como se Davi tivesse apagado a luz de Deus em sua vida.

Então, a cama pode representar pecados sexuais, preguiça, ociosidade, e todas essas coisas matam ou destroem aquela luz que Deus quer que brilhe em sua vida.

Em vez de esconder a luz debaixo do alqueire ou da cama, o Senhor a põe no velador. A palavra “velador” aqui é a mesma usada em Apocalipse 1 para candeeiro ou candelabro.

Creio que o Senhor é quem nos ilumina, depois nos coloca no candelabro. Mesmo que você seja um empresário de sucesso, o lugar no qual Ele o coloca é no candelabro, na igreja local, onde sua influência será recebida de forma a glorificar o Senhor Jesus Cristo e servir aos seus propósitos.

O Senhor vai fazê-lo importante, mas na igreja. Ele vai colocá-lo lá, e não debaixo da cama, não sob o mercantilismo dos negócios, onde sua luz estará apagada. Ganhar dinheiro em si não é errado, mas, quando você fica obcecado por ele, sua luz se apaga.

ILUMINA TODOS NA CASA

Mateus 5.15 diz que, se a candeia for colocada no candeeiro, ela ilumina todos os que se encontram na casa.

Observe o efeito da lâmpada colocada no candelabro, e não debaixo do alqueire: ela ilumina todos os que estão na casa. A casa é a igreja local. Isso é uma bênção para toda a igreja.

Deus diz: “Quando eu ilumino você, quando lhe dou uma revelação, você tem um valor que não tinha antes, então vou colocá-lo no candelabro para que sua luz brilhe, sua influência se espalhe e você influencie outras pessoas na igreja.

Outra passagem, em Lucas, menciona este tópico:

Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar escondido, nem debaixo do alqueire, mas no velador, a fim de que os que entram vejam a luz. (Lc 11.33)

 Lucas 11.33 diz que os que entrarem poderão ver a luz. Isso significa que nossa luz também brilhará como um testemunho da graça de Deus para as pessoas que vêm para a igreja, pessoas que desejam conhecer o Senhor. Sua luz brilhará o suficiente para impactar essas pessoas e trazê-las para Jesus.

 Assim, há luz para todos que entram na casa!

PILAR NÚMERO 3: CELEBRAR A SANTA CEIA TRAZ SAÚDE E CURA

O partir o pão combate a morte e a doença! É por isso que a Bíblia diz que, quando você pega o cálice e o pão, você precisa discernir, precisa fazer uma distinção entre os dois. O cálice, o sangue, é para lavar nossos pecados, nos purificar de todos os pecados.

Mas para que serve o pão, o corpo quebrado? O que aconteceu com Jesus antes de ser colocado na cruz? Ele foi açoitado, e a Bíblia diz que “pelas suas pisaduras fomos sarados” (Is 53.5). Jesus levou as nossas doenças em seu corpo.

Se discernirmos tudo isso, a Bíblia diz que participamos dignamente da Ceia do Senhor (1 Co 11.29), damos glória a Jesus e proclamamos a sua morte até que Ele venha (1 Co 11.26). Vencemos o cavaleiro preto, da escassez e necessidade, principalmente de saúde.

PILAR NÚMERO 4: A ORAÇÃO TRAZ PAZ PARA SUA FAMÍLIA E PARA A IGREJA

O inimigo ataca esse pilar com guerras e conflitos. O cavaleiro vermelho traz guerras e conflitos. São os principados das trevas que agora estão causando guerras.

Mas ele também age no cotidiano, manifestando-se com conflitos em nossa família, em nossos relacionamentos e também trazendo divisão na igreja.

Como enfrentar os conflitos? Oração! Superamos conflitos em nossa vida através da oração. Não use suas palavras para conseguir o que quer ou para tentar convencer alguém que se recusa a ver, mas ore.

A coisa mais sábia que o Senhor quer que façamos é orar. Quando você ora, é difícil criticar alguém ou continuar com raiva dele. Pare de brigar e ore por seus inimigos, ore por aqueles que o perseguem e o maltratam, ore por eles e abençoe-os.

Em Atos 2.42, a Bíblia diz que a igreja primitiva se firmou nesses quatro pilares. E a Palavra de Deus se espalhou.

Atos 6.7 diz: Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé. (At 6.7)

Em Atos 12.24, está escrito:  Entretanto, a palavra do Senhor crescia e se multiplicava. (At 12.24) Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente. (At 19.20)

 A Palavra do Senhor cresce e se afirma onde? Na igreja! Precisamos voltar à Palavra de Deus. Precisamos ver a prioridade que Deus dá à sua Palavra. O ensino dos apóstolos é a primeira coisa mencionada em Atos 2.42, é o primeiro pilar porque a prioridade está sempre na Palavra de Deus.

Continue pregando e ouvindo a Palavra de Deus. Certifique-se de que é o ensino dos apóstolos, ou seja, o ensino baseado na Nova Aliança, o ensino do Novo Testamento.

Continue ouvindo os ensinamentos apostólicos cada vez mais e você verá as bênçãos de Deus crescerem cada vez mais em sua vida à medida que a Palavra de Deus cresce e se multiplica em sua vida.

Assista essa e outras ministrações atravéz do nosso Canal do Youtube.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *